Escrevendo à Mão

A importância da caligrafia para o desenvolvimento motor e cognitivo

No mundo digital, com crescente integração de dispositivos eletrônicos em
nossas atividades diárias, as crianças ainda precisam aprender a escrever à
mão?

Apesar da tendência atual de desvalorização da escrita à mão, como uma
habilidade não mais necessária na Era Digital, muitas pesquisas recentes
apontam para a importância da escrita à mão no desenvolvimento de diversas
habilidades nas crianças.

Ler e escrever são aptidões essenciais em nossa cultura e são importantes pré-
requisitos para o sucesso na vida escolar ou profissional. Por centenas de anos,
a escrita à mão foi, não só importante, mas o modo predominante de escrita.

Entretanto, nos últimos anos, o hábito de escrita tem sido objeto de uma
mudança drástica: a escrita digital associada ao uso de computadores, tablets e
smartphones têm substituído a escrita à mão.

Todos nós, frequentemente “teclamos” em nossos dispositivos eletrônicos para
produzir mensagens, comunicados, dissertações ou para tomar notas durante
nossas atividades diárias. A presença de tecnologias digitais em nossas casas
influencia também como as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem
escrita

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A importância da escrita no desenvolvimento neurocognitivo

Escrever à mão é importante não apenas para produção de letras bonitas.
Durante esse exercício, usamos áreas motoras do nosso cérebro, como área de
planejamento e controle motor, áreas perceptivas visuais e áreas
associadas com o processamento da linguagem. Tudo trabalhando em
conjunto.

A escrita manual requer a reprodução cuidadosa da forma de cada letra,
enquanto que a escrita em aplicativos ou teclado não está relacionada com a
forma da letra e, como resultado, nenhum atividade grafo-motora está
associada. Além disso, com o uso do teclado digital, não são providas
estimulações sensoriais diversificadas como quando comparamos com o uso do
lápis ou caneta e papel na escrita à mão.

Exames funcionais do cérebro mostram que a rede neuronal ativada durante a
leitura inclui áreas relacionadas a processos motores. Isso sugere que o
processo cognitivo de leitura também está conectado ao processamento
motor de formação das letras. A digitação em teclados, por meio de aparelhos
eletrônicos, parece não ativar as mesmas áreas.

Habilidades sensório-motora, grafo-motora e viso-motora, coordenação
motora fina e processamento visuo-espacial são algumas das aptidões
desenvolvidas com a prática da escrita à mão.

Escrever à mão também contribui no desenvolvimento da habilidade de leitura.
A escrita manual estimula a criança a prestar mais atenção na linguagem
escrita, o que leva a um melhor reconhecimento de palavras e conhecimento
lexical. A escrita à mão também confere benefícios tanto na ortografia das
palavras quanto na composição das frases e parágrafos.

A escrita à mão também está associada a um bom desempenho acadêmico.
Em longo prazo, crianças que tiveram boas experiências com a prática de
escrita à mão tendem a obter melhores notas e alcançar bons resultados na
educação básica e superior.

FONTE: https://www.psicoedu.com.br/2017/04/escrever-a-mao-ainda-e-importante-escola.html

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